O QUE É AIRSOFT

Airsoft é um jogo onde os jogadores participam de simulações militares de combate com armas de pressão idênticas às armas de fogo e táticas militares de combate. As armas de pressão estão à escala de 1:1, podem ser de metal ou plástico e disparam projéteis de plástico de 6mm que pesam cerca de 0,20 gramas (conhecidas como BBs). A propulsão das armas pode se dar por meio de molas (Springers), motores elétricos (AEGs) ou gás comprimido (GBB).

O Airsoft foi criado no Japão entre 1970 e 1980, quando algumas empresas começaram a produzir simulacros de armas que disparavam projéteis de plástico para suprir uma demanda por armas de fogo, que eram e continuam sendo proibidas no Japão. Esses simulacros eram utilizados por colecionadores e pela indústria cinematográfica. Ao longo do tempo eles descobriram que poderiam simular batalhas com eles.

Durante a última parte da década de 1980 o esporte migrou para países vizinhos, como Hong Kong, Coréia, Taiwan e Filipinas. O Airsoft começou a aparecer na América do Norte e na Europa em meados da década de 1990. Hoje, tornou-se um esporte bastante amplo, em constante crescimento, e com uma indústria especializada em vários continentes. É praticado em vários países, entre eles: Portugal, USA, Canadá, França, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega etc.

No Brasil, o esporte ainda é bem recente e pouco conhecido, devido ao fato de terem sido publicadas leis proibindo a aquisição e comercialização dessas armas. Felizmente em 2007 foi editada a portaria nº 006-D LOG e em 2010 a portaria nº 002 COLOG, que vieram a regulamentar a matéria tornando legal a comercialização, importação e aquisição de armas de airsoft. Atualmente, é jogado no Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Góias, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e em Santa Catarina, mais precisamente nas cidades de araranguá, balneário camborui, blumenau, grande florianópolis, itajaí, jaraguá do sul, joinville, porto belo, são bento do sul e tijucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário